O primeiro ponto e mais importante: antes de escolher um provedor de e-mail corporativo é essencial conhecer as suas necessidades. Além de oferecer um bom serviço, os planos da empresa precisam ser bons para você.

No entanto, na hora da escolha, é interessante observar alguns pontos:

Espaço de armazenamento de mensagens

A capacidade de armazenamento de e-mails varia de acordo com cada provedor. Se o seu perfil é de receber muitas mensagens e deixá-las armazenadas no servidor, não pode ser um e-mail com baixa capacidade.

Atenção! Alguns planos oferecem um espaço que parece ser elevado, mas na verdade é uma capacidade a ser compartilhada entre todas as contas criadas. No entanto, informam o valor total disponível para todas as contas. Ou seja, se o plano oferece 50 GB de espaço total e você decide criar 50 contas de e-mail, o espaço de cada conta de e-mail será dividido entre esses 50 GB, não necessariamente em partes iguais. Portanto, atente-se. Escolha uma empresa que oferece um valor satisfatório por conta de e-mail.

Quantidade de contas disponíveis

Qual o tamanho da sua empresa? Qual a quantidade de e-mails que é ideal para o seu projeto? Alguns planos, a primeira vista, possuem um valor interessante, mas possuem uma quantidade limitada de criação de e-mails. Algumas vezes, apenas uma conta.

Alguns provedores, possuem planos com quantidades variadas de e-mails e, ainda, oferecem a possibilidade de contratar e-mails avulsos, de acordo com a necessidade do cliente.

Tipo/qualidade do suporte técnico

Para quem possui pouco conhecimento em relação à essa tecnologia, o tipo de suporte técnico faz toda diferença na hora da contratação. Existem empresas de hospedagem de site e e-mail que possuem apenas tutoriais ou atendimento virtual por e-mail. No entanto, nem todas as pessoas se adaptam a essa forma de atendimento.

Por isso, dependendo do nível de conhecimento que você possua ou mesmo a comodidade que você busca, o ideal é escolher uma empresa que tenha vários canais de atendimento e, principalmente, suporte humanizado - aquele que você pode ligar e conversar com um especialista.

Recursos extras disponíveis

Não basta apenas oferecer contas de e-mail com nome personalizado. É preciso garantir segurança para os clientes. Sendo assim, ferramentas como antivírus, antispam e criptografia são fundamentais.

Um tipo de recurso extra que pode ser interessante para o negócio é o monitoramento de e-mail. Assim, é possível controlar as informações que circulam dentro e fora de sua empresa e até mesmo extrair estatísticas de atendimento.