O e-mail marketing é um modo de comunicação entre a empresa e os seus contatos/clientes. Essa estratégia baseia-se em disparo de e-mails para determinado público. A ferramenta é recomendada para estreitar o relacionamento com os seus clientes e até mesmo melhorar as vendas.

Cabe ressaltar que a lista de contatos de uma empresa somente poderá ter e-mails que foram autorizados pelos donos das contas. Caso contrário, o envio sem autorização caracteriza-se como SPAM.

Existem muitas formas de usar o e-mail marketing:

  • Newsletter: é uma mensagem com conteúdo informativo e novidades sobre a instituição;
  • E-mail promocional: são mensagens esporádicas que entregam lançamentos ou alguma promoção que está vigente;
  • E-mail sazonal: tipo de e-mail usado em datas comemorativas (dia das mães, dia do cliente) para entregar um conteúdo relevante ou alguma promoção;
  • E-mail de boas-vindas: esse e-mail é muito importante. É o primeiro contato entre a empresa e o cliente / pessoa que cadastrou-se na base de contatos. É a chance que sua empresa tem de impressionar.

Os e-mails marketing de uma empresa podem ser automatizados. Assim você envia suas mensagens de acordo com o comportamento do seu contato e de acordo com sua estratégia de marketing. Além disso, é possível extrair relatórios como quantas pessoas receberam e taxa de abertura. Assim, é possível avaliar os resultados de sua estratégia.